Inclusão Digital


Inclusão digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A Inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluido digitalmente. Ele precisa saber o que fazer c0m essas ferramentas.


Pois é... Na minha opinião isso é muito importante para a formação do cidadão, pois hoje a sociedade está praticamente envolvida com a tecnologia. Hoje já existem muitos projetos de inclusão digital para pessoas de baixa renda e a parcela que ainda falta, aos poucos, vão se incluindo na Era Digital. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na internet, e assim produzir e disseminar conhecimento.

5 comentários:

many disse...

Beleza!Porem essa inclusao digital em grande escala é tbem uma faca de dois gumos pois ao mesmo tempo que evolui a sociedade tbem a torna mais dependente desses meios de comunicação e esquecem um pouco de serem humanos.Saem da realidade "real" para uma nova realidade a "virtual"!!

Lidiana. disse...

Concordo com o fato do indivíduo necessitar não apenas do computador e da rede, mas também do domínio, mesmo que ele só o obtenha com o uso e o tempo.

Unknown disse...

Sobre a inclusão digital no Brasil, por exemplo, não acho que seja suficiente só distribuir computadores em favelas ou áreas de difícil acesso. É necessário educar as pessoas no uso da internet.

Nicolau Brasil disse...

concordo com o que o Tribal disse, acho que é preciso as pessoas terem uma "NETIQUETA", não basta apenas dá o acesso.

Milton Sérgio disse...

Acho importante o cidadão ter acesso ao computador, seria interessante se os que tem pouco acesso, eles mesmos estando em meio a essa realidade, tomasse uma postura de querer produzir algo, pois através dessa produção mostraria para todos que facilitar o acesso a eles realmente é interessante.

Postar um comentário