Sociedade da Informação



Termo desenvolvido no final do século XX como consequência da Globalização. Talvez tenha sido um pouco difícil de entender o significado deste quando fora enunciado inicialmente, mas agora é evidente quando você desperta até o momento em que vai dormir. Para onde olhar, ela está atuando. Seja de forma ruidosa, seja inaudível. As vezes é possível vê-la, outras não é possível acompanhar seu fluxo. A informação está sempre presente.
Atualmente nossa sociedade se molda a partir de como manipulamos a informação. Com ela nós fazemos investimento em diversos âmbitos, realizamos acordos, prejudicamos concorrentes, ficamos ricos ou ficamos pobres. A toda hora estamos em troca constante, enviando dados e recebendo informações, seja batendo papo com um grupo de colegas, acessando a conta bancária ou numa vídeo conferência com líderes póliticos que debatem sobre o futuro.
Ciência afirma que "o desenvolvimento tecnológico avança tão rápido que o homem não o consegue alcançar". Apesar de não conseguir acompanhar esse desenvolvimento, nossa sociedade se adequa para chegar o mais próximo possivel. A dinâmica acelera com o passar do tempo. Gerações de indivíduos antigos se atordoam com o fluxo constante de informações, enquanto as novas gerações se adaptam rapidamente. Num conceito darwinista, a evolução está para o mais apto a manipular a informação. Aquele que assim o faz, é capaz de trabalhar com sua sociedade(ou até individualmente) a seu favor.
A sociedade se tornou uma dependente irremediável da informação. Ela não irá parar de injetar até chegar a última gota de dados. Os que não estiverem inclusos devem lançar mão de toda oportunidade para alcançar essa dinâmica feroz.
Indivíduos com capacidade de acessar o fluxo informático ao seu redor se vêem diante da fonte de poder do século XXI. Podendo fazer o bem ou mal de acordo com a capacidade controlá-la. Sociedade da informação é isto: Meio, indivíduo, grupo, economia, ética, cultura, tecnologia, acordo e guerra. Todos pela informação, informação por todos.

2 comentários:

Paulo disse...

Ciei concordo demais com teu ponto de vista. Cara, talvez tu não acredite, mas postei o meu post a uma meia hora e vim ler o blog dos outros, o de vocês tá sendo o segundo, e o meu post coincide com o teu em uns três pontos, por isso que digo que concordo demais com teu ponto de vista.

O fato de a gente não tá acompanhando o desenvolvimento ou pior, não está sabendo usá-lo me faz pensar que estamos nos distanciando uns dos outros e sinto como se algum tipo de individualismo com ilusão de coletividade esteja sendo criado de maneira caótica. Me pergunto até onde a internet une as pessoas. E acredito que ela, de certa forma, esteja destruindo instituições como a família, quando ela "alienisa" os seres da família e aproxima o usuário da internet/televisão/rádio.

Depois passa lá no tribal que tu vai ver os pontos comuns.

Deivith Silva disse...

Muito bom Ciei, gostei do artigo. Concordo com você quando diz "Todos pela informação, informação por todos." Acredito que a sociedade da informação é uma fase de transição para uma outra que está por vir, porque aconteceram tantas mudanças em tão pouco tempo, que a sociedade está atordoada.

Postar um comentário