Poder, Necessidades, Aspectos Sociais da Sociedade da Informação


No mundo atual esta é a palavra da vez, informação, a sociedade deixa, cada vez mais, de ter como parâmetro classificatório a posição social, a condição economica, passamos cada vez mais a valorizar o conteúdo, o poder de criação que cada um tem.

Poder de criação, por sua vez influenciado a desenvolver-se pela necessidade de capital, essa necessidade de criatividade vem crescendo cada vez mais e, hoje, quem tem capital está disposto a investí-lo cada vez mais em pessoas criativas. Aqui vemos o poder transformador da informação, onde antes os diplomas serviam para colocar uma pessoa em uma posição mediana dentro de uma empresa qualquer trabalhando loucamente para enriquecer cada vez mais seu patrão, hoje vemos que estudar, formar-se e informar-se começa a valer a pena.

O mundo moderno não mais é movido por capital simplesmente, aparece agora uma nova engrenagem que parece não ter limites, dia após dia estamos cada vez mais convencidos de que são as grandes idéias que movem não somente parte do mundo moderno, mas também o tão precioso capital, o poder transformador da informação deixou mais óbvio do que nunca, o quão frágil é o capital, o quão poderoso pode ser aquele que outrora possuia apenas a força de trabalho e hoje possiu também o poder da criação. Nós conhecemos cada vez mais histórias de pessoas que construiram grandiosidades com seu próprio conhecimento, isto é fabuloso e é só uma parte do que nos tem a oferecer a Era da Informação.
Infelizmente nem tudo são flores e ainda há um grande caminho a ser percorrido não simplesmente quanto a informação que jamais deixará de evoluir, mas quanto a socialização da informação dentro da sociedade da informação.

0 comentários:

Postar um comentário