Lessing e Copyright

Recentemente eu li um artigo sobre Lessing (Lawrence Lessig também conhecido como Larry Lessig Creative Commons e um dos maiores defensores da Internet livre, do direito à distribuição de bens culturais, à produção de trabalhos derivados (criminalizadas pelas leis atuais), e do fair use.fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Lessig.) E comecei a entender melhor como o copyright está sendo usado atualmente.
Lessing defende a cultura livre ("Uma cultura pode ser considerada livre quando existem possibilidades para que as pessoas utilizem o que há disponível, em termos culturais, para novas criações" . fonte Livro: Olhares da rede Pg 37).
Grandes emprezas como a Walt Disney tem obras embasadas em outras obras, eles usaram a propriedade intelectual de outras pessoas para a criação de novas (fantástico!, Se eles não o tivessem feito essas obras não ficariam tão conhecidas.). O "Porem" começa aqui, quando outras pessoas querem utilizar o mesmo recurso para recriar ou talvez até citar esses personagens eles precisam pagar por isso. Essa hipocrisia vem de anos, no inicio do cinema a patente era detida por Thomas Jeferson e grandes companhias que começaram a fazer sucesso no mercado teriam que pagar para usar essa tecnologia, mas por que pagar ? se nos podemos ir para as cidades ao oeste (onde não há uma fiscalização) e não pagar nada ! (-Nascia a Fox ).
O grande lance do creative commons é libertar o conhecimento, deixe que todos possam aperfeiçoar os programas! Deixem que criem Filmes melhores! Que façam crossover com personagens e o que for bon vai se destacar!
OBS:
Eu pagaria pra ver esse crossover:







0 comentários:

Postar um comentário