Metacognição: raciocínio por trás do uso.


O termo pode ser abordado para se avaliar o grau de compreensão alcançado por um determinado indivíduo no que diz respeito ao uso de uma determinada ferramenta. Se baseia num conhecimento abrangente sobre o processo de uso da ferramenta que torna o indivíduo capaz de articular etapas definidas para a realização desta. Sendo possível analisar cada ponto importante do processo e escolher o melhor caminho a ser tomado(podendo ocorrer a transposição*). Com essa lógica sedimentada, o indivíduo adiquire uma capacidade de prever o resultado desejado através das ações tomadas durante o uso da ferramenta. Como a capacidade está bem sedimentada na mente, ele é capaz de repetir o processo quantas vezes for necessário, passando o conhecimento e "forma de pensar" para outras pessoas.

*A transposição aqui aplicada figura como o domínio do uso de uma ferramenta a tal nível que o usuário é capaz de utilizá-la para fins que o criador não havia definido como função principal para o objeto. No caso a transposição só será de relevância se houver uma utilização que ainda não fuja completamente do propósito do objeto.

4 comentários:

Adannick disse...

Tipo, deveria SUPER ter lido essa tua postagem antes de fazer meu post. #Sofrimt rs
Tá bacana cara, tudo aquilo que eu não consegui explicar claramente no meu, inclusive a parte de metacognição, que eu, particularmente, acho complicado de explicar (principalmente sem gesticular).

Daniel Carlos disse...

Bem interessante mesmo a metacognição... Axo muito massa pessoas com capacidade de fazer o que querem mesmo com ferramentas limitadas...

Deivith Silva disse...

Interessante mesmo... eu não sabia que existiam duas formas de aprender...

Wendell disse...

Muito boa essa definição de metacognição. Sem dúvida é o melhor processo para se transmitir o conhecimento sobre determinada técnica ou ferramenta. Bem colocado também o conceito da transposição, realmente para haver a transposição, o individuo deve ter o conhecimento bem fundamentado, com essa capacidade metacognitiva bem desenvolvida.

Postar um comentário